I WORKSHOP DE ESPECIALISTAS EM
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E INOVAÇÃO
Foco temático do I WeDPI
A primeira edição da Série WEDPI ocorreu no dia 21/03/2016 e o foco temático foi o uso de Modelos de Processo na gestão e desenvolvimento de produtos.
Modelos de processo são representações que contém um conjunto de práticas sistematizadas, utilizadas como referência para guiar o processo de desenvolvimento de produtos.
Podem ser utilizados para: ajudar na visualização do processo, facilitar a interação entre membros da equipe, treinar novos membros da empresa, auditar a realização do projeto, entre outros.
O QUE ACONTECEU
Networking
No WeDPI, houve a participação, de 24 representantes de 10 empresas de excelência em Desenvolvimento de Produtos. Entre eles: Diretores de P&D, Gerentes de Engenharia e Líderes Técnicos das mais diversas áreas relacionadas ao Processo de Desenvolvimento de Produtos.
Casos Práticos
Rogério Nakamura, PMP na Bosch, apresentou o caso de desenvolvimento de modelo de processo de desenvolvimento de produtos compartilhado com os clientes.
André Zanatta, Especialista de Marketing da Tecumseh, mostrou como ocorreu a instanciação do modelo de processo da filial com o da matriz.
Dinâmicas
Daniel Guzzo (GEI/USP) trabalhou com o entendimento da necessidade dos usuários dos modelos de processo para mostrar quem usa e para quê.
Sânia Fernandes (GEI/USP) apresentou as top 50 boas práticas relacionadas ao Processo de Desenvolvimento de Produtos para discutir o que a indústria está aplicando.
QUEM PARTICIPOU
3m
bosch
caterpillar
dabi-atlante
eaton_logo
embraer
logo1
natura
pratica
zf
RELATOS
caret-downcaret-upcaret-leftcaret-right
“No encontro conseguimos saber o que está acontecendo neste momento na universidade e o que os pesquisadores estão estudando. Isso é importantíssimo para que a gente esteja sempre por dentro do que há de ‘best class’ nas áreas de processos de desenvolvimento de produto.”
André Zanatta, Tecumseh
“Em uma iniciativa desse porte conseguimos estar em contato com as organizações analisando as tendências de processo, ainda mais mediado por grandes pesquisadores da área. Por isso a gente participa, fica atento e procura aprender.”
José Luiz da Cruz, Embraer
“Ao conversar com os parceiros eu fico sabendo se há outra boa prática diferente da que a gente tem aplicado na 3M ou alguma modificação de planejamento no modelo de referência e desenvolvimento de produto que possa ser útil também. Basicamente é trocar ‘status’.”
Heruã Luiz Soares da Silva, 3M
PROGRAMAÇÃO
Dia 21 de março de 2016 (segunda-feira)
Atividades com as empresas
Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA)
Somenta para empresas parceiras
08:00 às 08:20
Recepção
08:20 às 12:00
Abertura
Prof. Tit. Henrique Rozenfeld, USP
Case Bosch: Criação de modelos compartilhado entre montadora e fornecedores
Rogério Nakamura, Gerente do PMO de Engenharia Bosch
Mão na prática I – Modelos de processo de DP: quem usa e para o quê?
Daniel Guzzo, MSc candidate USP
12:00 às 13:30
Almoço
13:30 às 16:30
Case Tecumseh – Lições aprendidas da implantação de um modelo de processo definido pela matriz
Andre Zanatta, Senior Product Specialist Tecumseh
Mão na Prática II – Boas práticas do PDP: o que a indústria está aplicando?
Sânia Fernandes, MSc candidate USP
Coffee break
16:30 às 17:00
Encerramento
Localização
Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA)
Escola de Engenharia de São Carlos
Departamento de Engenharia de Produção
Av. Trabalhador São-Carlense, 400 – Centro
CEP: 13566-590 – São Carlos/SP – Brasil